Referencial Teórico - Lev Vygotsky

Socioconstrutivismo ou sociointeracionismo por Lev Vygotsky
       Segundo o teórico Lev Vygotsky o aluno aprende através de interações que ele faz com outros alunos e com o professor (um adulto). O professor deve ter a habilidade de distinguir o que a criança sabe fazer sozinha e o que ela pode aprender com a ajuda de outra, mediando seu percurso e interferindo pedagogicamente para que haja construção do conhecimento por parte de seus alunos.

     Assim, o trabalho por projeto recebeu grande influência dos estudos de Vigotsky, já que os procedimentos necessários para a construção de um projeto perpassam pelos conhecimentos prévios dos alunos (o que eles já sabem), pelo levantamento de questões que querem saber (levantamento dos interesses) e como irão pesquisar (aprender com a ajuda do outro, pela interação) e enfim, compartilhar o que aprenderam (construção do conhecimento). Mas o que fica claro é que a intervenção pedagógica do professor, auxiliando, orientando e sugerindo é imprescindível para que o processo tenha sucesso e realmente alcance o objetivo.

     Desta forma, cabe ao professor rever a sua prática, investir na sua formação continuada para compreender a necessidade da mudança de paradigmas e entender porquê a escola deve ser mais prazerosa, no sentido de incentivar a aprendizagem dos alunos.

Por Rosi Maldaner

Baseado em: http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85175/conteudo/unidade_1/Eixo1-Texto11.pdf

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários: