Apresentação

          Olá! Sou professora há 24 anos e sempre busquei em minhas aulas despertar a curiosidade dos meus alunos. Lembro-me da minha primeira turma e da minha inexperiência. A escola em que fui lotada passou a ser Escola de Aplicação e os professores tinham que dar aulas para outros observarem. Tive que usar a criatividade! Desde então, estou sempre buscando despertar a curiosidade de meus alunos com atividades contextualizadas e diferentes. Quando estou em sala proponho diversas maneiras para que eles representem seus pensamentos e aprendizagens como por exemplo, através de paródias, de maquetes, cartazes, feiras culturais, produção de mídias (isso em 1998) com gravação de entrevistas, palavras cruzadas, desenhos, expressão corporal, quadro síntese, jornal falado e outros. Outro dia substitui uma professora e a atividade era planejar um projeto sobre folclore com os alunos: esse é um momento de grande interação em que você conhece o que já sabem sobre o tema, o que querem saber, como irão descobrir e como irão socializar o que aprenderam.
            Da mesma forma trabalhei no horário de coordenação com os professores: o projeto de informática. Foi muito bom, porque descobri quão pouco eles sabem sobre o uso do computador. Planejamos o que iríamos aprender juntos e como faríamos isto. Surgiram boas propostas de socialização do aprendizado: clipes, apresentações no power-point, blog, enfim troca de experiências entre todos.
            Enfim, atualmente, não nos cabe mais transmitir conhecimentos para nossos alunos, com tantos estímulos áudio-visuais que existem não há como reter a atenção mais do aluno somente com sua fala, hoje o papel do professor é ser facilitador da aprendizagem. Me sinto muito satisfeita em oportunizar tanto aos meus alunos, quanto aos professores, a produção e construção de seu conhecimento. E gosto muito de aprender, também, sempre! 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários: