Conhecendo HIPERTEXTOS

               No início do nosso curso assistimos a um vídeo que apresentava a curiosidade de uma pessoa em manipular um livro, lógico que uma analogia aos tempos de hoje com o uso do computador. Percebe-se ali que as instruções eram dadas, passando folha por folha, num sentido linear de aprendizagem. Hoje, com o grande avanço no uso da internet, a aprendizagem ficou muito mais dinâmica e divertida. O uso de hipertexto diversificou bastante a maneira como o internauta pode ler uma notícia, buscar uma informação,  enriquecer seus conhecimentos, fazendo leituras paralelas.
            Os hipertextos podem ser utilizados de variadas formas: catálogos, mapas conceituais, músicas, vídeos, desenhos, fotos, animação que ficam à disposição e a critério do usuário, tornando a leitura e/ou o aprendizado mais atraente. O internauta tem a possibilidade de explorar links conforme suas escolhas sem que isso prejudique seu entendimento sobre o tema.
            Porém, Rodrigo Freese Gonzatto, preocupa-se com o comportamento dos usuários de hipertextos: as informações  podem não ter fim e o usuário pode demonstrar ansiedade em querer obter o máximo de informação possível e ao mesmo tempo ter a sensação ou receio de que se não abrir todos os links estará perdendo informações importantes.
            Portanto, o internauta deve ser criterioso quando utilizar a internet: ser objetivo, escolher o caminho a percorrer, filtrar os hipertextos que encontra, aprender a selecionar, salvar o que interessa através do editor de textos, adicionar os sites aos favoritos etc. para evitar a perda de tempo e o foco do assunto.
            Na educação, o hipertexto tornou-se uma ferramenta poderosa pelo seu aspecto dinâmico, mas apesar de que a escola lida com alunos da geração y (digital), muitos docentes ainda estão tentando aprender a utilizar o livro didático em sala de aula. E isso é um disparate!

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