PROJETO COMPARTILHANDO SABERES

PROJETO COMPARTILHANDO SABERES


1 - Justificativa:

      Com a mudança de atendimento da modalidade de Educação Infantil para o Ensino Fundamental há a necessidade de estudos constantes e formação de práticas pedagógicas atuais dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. A escola necessita garantir a construção e a reflexão conjuntas do trabalho, bem como a apropriação dos valores e princípios de sua proposta, na busca constante de um nível cada vez mais avançado de integração, unidade e qualificação do trabalho e das formas de encaminhamento do trabalho. Acreditamos que, mesmo cada profissional tendo seu estilo próprio, é imprescindível que a escola tenha algumas idéias fundamentais discutidas e definidas entre os membros de sua equipe, garantindo, assim, unidade e coerência na ação didático-pedagógica, o que, por sua vez, dá à escola a sua identidade.

2 – Objetivos

• Qualificar a equipe pedagógica e a administrativa da escola;
• Realizar a formação continuada do corpo docente, da direção, dos agentes da educação e dos bolsistas universitários;
• Atualizar procedimentos da prática pedagógica;
• Promover a leitura de textos, livros, periódicos etc., visando atualização de conhecimentos;
• Discutir e avaliar a prática pedagógica;
• Desenvolver a criatividade.

3. Ações

• Estudo dos interesses e necessidades do grupo para realização de estudo;
• Observações da coordenação e dos professores em sala de aula, seguidas de análise e reflexão conjuntas sobre a prática pedagógica;
• Troca de experiências;
• Reuniões pedagógicas semanais - gerais e individuais - com a coordenação, para realização de estudos de interesse do grupo reflexão da prática pedagógica.

4. Conteúdos:

4.1 – Legislação
4.2 – Procedimentos didáticos (prática pedagógica)
4.3 – Higiene e Saúde
4.4 – Relacionamento interpessoal
4.5 – Avaliação
4.6 – Valores
4.7 – Educação Inclusiva

Sugestão de formação dos bolsistas universitários pra a Escola Integral:

• Legislação - visão panorâmica das leis que regem a educação e o trabalho do bolsista (Constituição, ECA, LDB, PCNs, Orientações Curriculares/DF, Portaria)
• PPP da escola
• Noções de planejamento de aula: objetivo, habilidades, avaliação, etc...
• Postura do bolsista: relacionamento professor X aluno, professor X coordenador/direção, aluno X aluno
• Conhecer oficinas/projetos de sucesso tanto no DF como no Brasil
• Como lidar com os alunos ANEEs


5 - Público alvo:

Professores, bolsistas universitários, direção e agentes de educação.

6 - Responsáveis pelo projeto:

Direção e supervisão pedagógica

7 - Duração:

Ano letivo de 2010

8 - Recursos materiais:

• Textos, slides, computador, impressora, internet etc.

9 - Avaliação:

      As ações desenvolvidas serão avaliadas periodicamente nas coordenações pedagógicas sobre a transformação da prática pedagógica e procedimentos de rotina realizados no cotidiano escolar.








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