PROJETO TECLANDO E APRENDENDO

1) Justificativa

      Diante de tantas transformações no mundo atual e da velocidade em que as informações circulam no nosso meio e cientes que a tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, não podemos deixar nossos alunos alheios ao contato com a informática, visto que esta constitui-se numa poderosa ferramenta para reforçar os conhecimentos construídos em sala de aula de uma maneira lúdica, prática e eficiente.

      Contamos em nossa escola com uma Sala de Informática que visa oportunizar tanto aos alunos, quanto aos professores e agentes da educação a realização de atividades prazerosas e cheia de novidades, tanto no horário regular quanto no horário de Escola Integral.

2) Objetivo geral

• Utilizar o computador, desenvolvendo a habilidade de manuseio do mouse e do teclado, para brincar e construir o conhecimento, de uma maneira lúdica e prazerosa;

3) Objetivos específicos

• Desenvolver projetos com professores e alunos com produção de mídia como resultado final do conhecimento adquirido;
• Criar contas de –email e blog;
• Criar blog para aprendizagem colaborativa;
• Utilizar o LINUX e aprender a trabalhar nas ferramentas disponíveis (impress, writer...);
• Conhecer e manipular softwares de desenho que possibilitem a criação livre;
• Manipular softwares de desenho livre dentro de objetivos pré-estabelecidos;
• Utilizar recursos do computador para a escrita (produção de textos);
• Utilizar softwares de jogos matemáticos para desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
• Iniciar contato com a Internet como ferramenta de pesquisa;
• Produção de desenhos e atividades que estimulem práticas cidadãs de acordo com temas trabalhados em sala;
• Aprender a preservar os equipamentos e o espaço de trabalho, incluindo os aspectos relacionados à manutenção e à limpeza do ambiente;
• Aprender a compartilhar o computador com os outros, respeitando o tempo e ritmo de cada um;
• Aprender a respeitar o tempo destinado ao cumprimento da tarefa;
• Trabalhar a correta postura corporal no manuseio das máquinas, a forma correta de posicionar as mãos, os braços e as pernas, evitando problemas musculares, lombares e demais debilitações da saúde;
• Desenvolver procedimentos de massagem e relaxamento antes e após o uso da máquina, evitando cansaço, stress e debilitações da saúde;

3) Conteúdos

• Linux e ferramentas
• Internet, e-mail, blog...
• Pesquisa
• Produção de texto
• Leitura e interpretação de textos
• Resolução de problemas
• Jogos educativos
• Cores e formas geométricas;
• Desenho livre;
• Alfabeto e numerais;
• Histórias infantis...

4) Procedimentos metodológicos

Item 1:
      Uma vez por semana, a professora da turma conduzirá seus alunos até a sala de informática realizando as seguintes tarefas:
• Orientar quanto à postura correta ao utilizar o computador;
• Trabalhar o relaxamento das mãos, antes e depois da atividade;
• Dividir a turma em duas partes e acomodar 2 alunos por computador a cada 30’, ficando a outra parte realizando atividades com um estagiário;
• Propor atividades de acordo com o planejamento semanal e de acordo com os temas trabalhados;
• Instruir quanto a conservação dos equipamentos.

Item 2:
      Através do Projeto Você Pode Ser Feliz em Brasília, na coordenação pedagógica, disponibilizar os computadores para formar os professores e servidores interessados.

Item 3:
      No horário da Escola Integral os alunos terão 1 aula por semana com o monitor para o desenvolvimento do Projeto Coquetel de Letras e 1 aula por semana com outro monitor para o desenvolvimento do Projeto Jogando Limpo, de acordo com os devidos planejamentos.

5) Tempo previsto

50 minutos de aula a realizar-se durante o ano de 2010.

6) Público-alvo

Alunos, professores e servidores da escola

7) Materiais necessários

Computador, impressora, softwares diversos...

8) Avaliação

Observação do desenvolvimento das crianças e acompanhamento do desempenho dos professores e servidores com o uso das máquinas.














  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários: