PROPOSTA DE PROJETO - revisado

1. Identificação

Nome do cursista ROSI MALDANER

Nome da Escola: EC 413 SUL - BRASÍLIA/DF

Série: 1º ano “a 4ª série Número de alunos: 190

Envolvidos: Professores: 09, Direção (05), Agentes de educação: (06) e Bolsistas Universitários: (15)

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Formação continuada e o uso das novas TICs nos projetos pedagógicos

O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa

Com a mudança de atendimento da modalidade de Educação Infantil para o Ensino Fundamental, na Escola Classe 413 Sul, há a necessidade de estudos constantes e formação de práticas pedagógicas atuais dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. A escola necessita garantir a construção e a reflexão conjuntas do trabalho, bem como a apropriação dos valores e princípios de sua proposta, na busca constante de um nível cada vez mais avançado de integração, unidade e qualificação do trabalho e das formas de encaminhamento do trabalho. Acreditamos que, mesmo cada profissional tendo seu estilo próprio, é imprescindível que a escola tenha algumas idéias fundamentais discutidas e definidas entre os membros de sua equipe, garantindo, assim, unidade e coerência na ação didático-pedagógica, o que, por sua vez, dá à escola a sua identidade.

Diante de tantas transformações no mundo atual e da velocidade em que as informações circulam no nosso meio e cientes que a tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, não podemos deixar nossos alunos alheios ao contato com a informática, visto que esta constitui-se numa poderosa ferramenta para reforçar os conhecimentos construídos em sala de aula de uma maneira lúdica, prática e eficiente.

Contamos em nossa escola com uma Sala de Informática que visa oportunizar tanto aos alunos, quanto aos professores e agentes da educação a realização de atividades prazerosas e cheia de novidades, tanto no horário regular quanto no horário de Escola Integral.

Para desenvolver projetos em sala de aula, o professor precisa entender a dinâmica da Pedagogia de Projetos para poder intervir nas estratégias, ajudando os alunos a produzirem conhecimentos de forma ativa, autônoma e aprenderem a buscar alternativas às problemáticas contextuais e a transformação da realidade além de integrar diferentes mídias e fontes de informação como livros, vídeos, revistas, jornais, programas televisivos (já utilizados por muitos), publicações na internet, contatos via e-mail, uso de enciclopédia em CDRom, software de referência (pouco conhecidos por muitos) e outros. Afinal, de acordo com Freire “...ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” ( FREIRE , 1996, p. 52).

A questão é que os professores ainda não dominaram essa metodologia e, ainda menos o uso das novas TICs em seu trabalho com os alunos (e isso sim, que é novidade!). Para Ivani, o desafio maior é a formação do professor. “Quem educa o educador para a totalidade, para ter um olhar mais sensível?”.

Enfim, para que a escola garanta aos alunos uma educação de qualidade, faz-se necessário promover a formação continuada dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, visando cumprir com a nossa missão que é formar cidadãos capazes de elaborar seu projeto de vida em busca da felicidade, conforme afirma Machado:



“O projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do

possível, de uma ideia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um

possível a transformar em real, uma ideia a transformarem ato"

( MACHADO, 2000).




Por que?

4. Objetivo (s)

• Qualificar a equipe pedagógica e a administrativa da escola;
• Realizar a formação continuada do corpo docente, da direção, dos agentes da educação e dos bolsistas universitários;
• Discutir e avaliar a prática pedagógica;
• Promover a troca de experiências, relacionando a teoria com os problemas do dia-a-dia escolar;
• Promover oficinas sobre temas sugeridos pelo grupo, com práticas vivenciadas.
• Utilizar o computador, desenvolvendo a habilidade de manuseio do mouse e do teclado, para brincar e construir o conhecimento, de uma maneira lúdica e prazerosa;
• Desenvolver projetos com professores e alunos com produção de mídia como resultado final do conhecimento adquirido;
• Criar blog para aprendizagem colaborativa;
• Utilizar o LINUX e aprender a trabalhar nas ferramentas disponíveis (impress, writer, cal...);
• Promover a leitura de textos, livros, periódicos etc., visando atualização de conhecimentos;
• Desenvolver a criatividade.
• Utilizar recursos do computador para a escrita (produção de textos);
• Iniciar contato com a Internet como ferramenta de pesquisa;
• Aprender a preservar os equipamentos e o espaço de trabalho, incluindo os aspectos relacionados à manutenção e à limpeza do ambiente;
• Aprender a compartilhar o computador com os outros, respeitando o tempo e ritmo de cada um;
• Aprender a respeitar o tempo destinado ao cumprimento da tarefa;
• Trabalhar a correta postura corporal no manuseio das máquinas, a forma correta de posicionar as mãos, os braços e as pernas, evitando problemas musculares, lombares e demais debilitações da saúde;
• Desenvolver procedimentos de massagem e relaxamento antes e após o uso da máquina, evitando cansaço, stress e debilitações da saúde;

O que vamos fazer?

5. Conteúdos

Para professores e agentes de educação:

• Linux e ferramentas
• Internet, e-mail, blog...
• Legislação
• Procedimentos didáticos (prática pedagógica)
• Higiene e Saúde
• Relacionamento interpessoal
• Avaliação
• Valores
• Educação Inclusiva


Para alunos:

• Leitura, interpretação e produção de texto
• Resolução de problemas
• Pesquisa
• Jogos educativos
• Desenho livre;
• Alfabeto e numerais;
• Histórias infantis...

Bolsistas universitários

• Legislação - visão panorâmica das leis que regem a educação e o trabalho do bolsista (Constituição, ECA, LDB, PCNs, Orientações Curriculares/DF, Portaria)
• PPP da escola
• Noções de planejamento de aula: objetivo, habilidades, avaliação, etc...
• Postura do bolsista: relacionamento professor X aluno, professor X coordenador/direção, aluno X aluno
• Conhecer oficinas/projetos de sucesso tanto no DF como no Brasil
• Como lidar com os alunos ANEEs

Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)


6. Disciplinas envolvidas

Português, Matemática, Ciências, Geografia, História

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

A metodologia utilizada é a pedagogia de projetos que deve respeitar os seguintes princípio:

• Valorização dos conhecimentos prévios;
• Contextualização (partir de situações problemáticas do presente);
• Interdisciplinaridade ou transdisciplinaridade (elos entre as disciplinas);
• Investigação ( a busca de informações para compreender a problemática e propor situações que possam resolvê-la) ou seja, o aluno se torna ativo na construção do seu conhecimento;
• Aprendizagem significativa e colaborativa (aprender com os pares – ZDP);
• Construção do conhecimento;
• Desenvolvimento da autonomia e a tomada de decisões;
• Intervenção pedagógica do professor (identificar dificuldades e provocar o desenvolvimento);
• Princípios de democracia e cidadania;
• Representação do conhecimento através de palavras, gráficos, imagens, animações, blog, enfim, qualquer mídia que demonstre o que o aluno aprendeu ou precisa aprender (deve haver um produto final).

Item 1:

Na coordenação pedagógica, disponibilizar os computadores para estudo com os professores (quarta-feira) e servidores interessados (sexta-feira)

• Orientar quanto à postura correta ao utilizar o computador;
• Trabalhar o relaxamento das mãos, antes e depois da atividade;
• Instruir quanto a conservação dos equipamentos.
• Criar e-mail e blog;
• Aprender a utilizar as ferramentas (write, impress, cal... do LINUX;
• Pesquisar os temas sugeridos para discussão, construção e reconstrução de conhecimentos;
• Pesquisa dos temas trabalhados no 2º semestre, em sala de aula;
• Trocar experiências de projeto e elaborar propostas de projetos didáticos;

Item 2:

Uma vez por semana, a professora da turma conduzirá seus alunos até a sala de informática realizando as seguintes tarefas:

• Orientar quanto à postura correta ao utilizar o computador;
• Trabalhar o relaxamento das mãos, antes e depois da atividade;
• Instruir quanto a conservação dos equipamentos.
• Propor atividades de acordo com o planejamento semanal e de acordo com os temas trabalhados no 2º semestre;

Item 3:

No horário da Escola Integral os alunos terão 1 aula por semana com o monitor para o desenvolvimento do Projeto Coquetel de Letras e 1 aula por semana com outro monitor para o desenvolvimento do Projeto Jogando Limpo, de acordo com os devidos planejamentos.

Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

• Computador, impressora, softwares diversos, textos, slides, computador, cameras, filmadoras, impressora, internet etc. blogs, os documentos colaborativos (como o Wiki ou Google Docs), os programas digitais de áudio (podcasts), os vídeos (YouTube) para pesquisa, comunicação, desenvolvimento de projetos, para divulgação dos resultados, para aprendermos juntos em rede.

9. Registro do processo

• Construção de um blog colaborativo, onde haverá troca de experiências, postagens de atividades realizadas com os alunos, troca de idéias,

10. Avaliação e Resultados esperados

• Através da utilização do blog e do desenvolvimento das atividades com os alunos.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

• Através dos murais da escola, do blog, produção de mídia e dos portfólios construídos pelos alunos. blogs, os documentos colaborativos (como o Wiki ou Google Docs), os programas digitais de áudio (podcasts), os vídeos (YouTube) para pesquisa, comunicação, desenvolvimento de projetos, para divulgação dos resultados, para aprendermos juntos em rede.

Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas

MACHADO, Nilson José. Projeto de vida. Entrevista concedida ao Diário na Escola-Santo André, em 2004. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2009

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Ensinar e aprender com o computador: a articulação inter-trans-disciplinar. Boletim Salto para o Futuro, Brasília, 1999. Informática na educação.

CASIMIRO, Vitor. Interdisciplinaridade de A a Z. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2009.

MORAN, José Manuel. Possibilidades de Uso da Mídias Digitais na Educação. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=96. Acesso em: 10 jul. 2010

Sites, vídeos, livros...filmes













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