Atividade 3: Projeto e suas características
Oi, pessoal! Após ler a entrevista Como se trabalha com Projeto, feita pela Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e o material de apoio disponibilizado na plataforma pude constatar que trabalhar em sala de aula através da Pedagogia de Projetos não é nenhuma novidade: os estudiosos há muitos anos atrás já apontaram essa prática como alternativa para a aula tradicional. A questão é que os professores ainda não dominaram essa metodologia e, ainda menos o uso das novas TICs em seu trabalho com os alunos (e isso sim, que é novidade!). Para desenvolver projetos em sala de aula, o professor precisa entender a dinâmica e intervir nas estratégias, ajudando os alunos a produzirem conhecimentos de forma ativa, autônoma aprenderem a buscar alternativas às problemáticas contextuais e a transformação da realidade além de integrar diferentes mídias e fontes de informação como livros, vídeos, revistas, jornais, programas televisivos (já utilizados por muitos), publicações na internet, contatos via e-mail, uso de enciclopédia em CDRom, software de referência (pouco conhecidos por muitos) e outros. A concepção de ensino e aprendizagem e, conseqüentemente, a postura do professor devem constar na proposta pedagógica da escola, salientando que “o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações – que tem como centro do processo a atuação do professor – para criar situações de aprendizagem e realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo a partir das relações criadas nessas situações”, integrando as diversas mídias e conteúdos curriculares numa perspectiva de aprendizagem construcionista. Segundo Valente (1999), o construcionismo "significa a construção de conhecimento baseada na realização concreta de uma ação que produz um produto palpável (um artigo, um projeto, um objeto) de interesse pessoal de quem produz " (p. 141).Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Nessa situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de idéias, enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares.
A pedagogia de projetos favorece em potencial a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, construindo elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada (articular o conhecimento com a realidade) de aprendizagem. Não significa que todo o currículo deva ser trabalhado com projetos, mas que a aprendizagem seja significativa para o aluno.
Características de um projeto:
· Valorização dos conhecimentos prévios dos alunos;
· Contextualização (partir de situações problemáticas do presente);
· Interdisciplinaridade ou transdisciplinaridade (elos entre as disciplinas);
· Investigação ( o aluno busca informações e articula com conhecimentos que já possui, para compreender essa problemática e propor situações que possam resolvê-la) ou seja, o aluno se torna ativo na construção do seu conhecimento);
· Aprendizagem significativa e colaborativa (aprender com os pares – ZDP);
· Construção do conhecimento;
· Desenvolvimento da autonomia e a tomada de decisões;
· Intervenção pedagógica do professor (identificar dificuldades e provocar o desenvolvimento);
· Princípios de democracia e cidadania;
· Representação do conhecimento através de palavras, gráficos, imagens, animações, enfim, qualquer mídia que demonstre o que o aluno aprendeu ou precisa aprender (deve haver um produto final).
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