Atividade 3: Projeto e suas características


Oi, pessoal! Após ler a entrevista Como se trabalha com Projeto, feita pela Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e o  material de apoio disponibilizado na plataforma pude constatar que trabalhar em sala de aula através da Pedagogia de Projetos não é nenhuma novidade: os estudiosos há muitos anos atrás já apontaram essa prática como alternativa para a aula tradicional. A questão é que os professores ainda não dominaram essa metodologia e, ainda menos o uso das novas TICs em seu trabalho com os alunos (e isso sim, que é novidade!). Para desenvolver projetos em sala de aula, o professor precisa entender a dinâmica e intervir nas estratégias, ajudando os alunos a produzirem conhecimentos de forma ativa, autônoma aprenderem a buscar alternativas às problemáticas contextuais e a transformação da realidade além de integrar diferentes mídias e fontes de informação como livros, vídeos, revistas, jornais, programas televisivos  (já utilizados por muitos), publicações na internet, contatos via e-mail, uso de enciclopédia em CDRom, software de referência (pouco conhecidos por muitos) e outros. A concepção de ensino e aprendizagem e, conseqüentemente, a postura do professor  devem constar  na proposta pedagógica da escola, salientando que “o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações que tem como centro do processo a atuação do professor para criar situações de aprendizagem e  realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo a partir das relações criadas nessas situações”,   integrando as diversas mídias e conteúdos curriculares numa perspectiva de aprendizagem construcionista. Segundo Valente (1999), o construcionismo "significa a construção de conhecimento baseada na realização concreta de uma ação que produz um produto palpável (um artigo, um projeto, um objeto) de interesse pessoal de quem produz " (p. 141).Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Nessa situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de idéias, enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares.
A pedagogia de projetos favorece em potencial a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, construindo elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada (articular o conhecimento com a realidade) de aprendizagem. Não significa que todo o currículo deva ser trabalhado com projetos, mas que a aprendizagem seja significativa para o aluno.

Características de um projeto:

·         Valorização dos conhecimentos prévios  dos alunos;
·         Contextualização (partir de situações problemáticas do presente);
·         Interdisciplinaridade ou transdisciplinaridade (elos entre as disciplinas);
·         Investigação ( o aluno  busca informações e articula com conhecimentos que já possui, para compreender essa problemática e propor situações que possam resolvê-la) ou seja, o aluno se torna ativo na construção do seu conhecimento);
·         Aprendizagem significativa e colaborativa (aprender com os pares – ZDP);
·         Construção do conhecimento;
·         Desenvolvimento da autonomia e a tomada de decisões;
·         Intervenção pedagógica do professor (identificar dificuldades e provocar o desenvolvimento);
·         Princípios de democracia e cidadania;
·         Representação do conhecimento através de palavras, gráficos, imagens, animações, enfim, qualquer mídia que demonstre o que o aluno aprendeu ou precisa aprender (deve haver um produto final).

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